Patchwork

Almofada de Retalhos Colorido – Como Fazer

Almofada de Retalhos Colorido é uma excelente opção de uso para aqueles retalhos que sobram durante a confecção de alguma peça e até mesmo os menores pedaços de tecido podem ser utilizados dando cor e vida a uma linda almofada de retalhos para decoração de sua casa.

Almofada de Retalhos Colorido - Como Fazer

Material Para Almofada de Retalhos Coloridos

A técnica usada neste trabalho aqui compartilhados se chama patchwork crazy onde se monta a peça utilizando os retalhos de tecidos e esta técnica tem como característica os tons de retalhos usados na peça que devem ser parecidas, entretanto podem ser lisos ou decorados.

Almofada de Retalhos Colorido - mat

Abaixo compartilhamos materiais necessários:

– retalhos de tecidos;

– tecido liso para forro;

– piquê para o verso da capa;

– manta acrílica;

– botão.

Como Fazer Almofada de Retalhos Colorido

Para facilitar seus trabalhos futuros a opção é guardar seus retalhos separados por tons de cores semelhantes em sacos plásticos.

Almofada de Retalhos Colorido - Como guardar

Corte um quadrado de 42x42cm na manta acrílica, marque o centro desse quadrado e alfinete nele um pequeno pedaço de tecido. Comece o trabalho sempre com os pedaços menores dos tecidos.

Almofada de Retalhos Colorido - retalho

Escolha o segundo retalho, posicione ele lado direito com o direito do primeiro retalho, alinhado numa das laterais e costure essa lateral. Vire o retalho para o lado certo. O trabalho todo é feito seguindo a regra: o retalho seguinte é posicionado sobre o anterior, direito com direito, e a costura passada numa das laterais pelo avesso. O retalho costurado é desdobrado e o próximo posicionado sobre ele, assim por diante.

Almofada de Retalhos Colorido - costura

Os retalhos devem ser posicionados sempre no sentido horário, o seguinte sobre o anterior, nunca pulando partes. Observe abaixo os retalhos circundando o retalho inicial, formando a espiral. 

Almofada de Retalhos Colorido - sentido

Sempre que costurar um novo retalho, acerte as sobras do tecido e continue preenchendo todo o quadrado de manta acrílica. 

Almofada de Retalhos Colorido -sobras

Alise o tecido e as costuras com o ferro de passar. 

Almofada de Retalhos Colorido - ferro

Corte no piquê dois retângulos de 40x6cm e dois retângulos de 47x6cm. Costure-os ao quadrado de patchwork para fazer a borda da almofada.

Almofada de Retalhos Colorido - Corte

Corte no tecido para forro um quadrado de 50x50cm e costure toda a borda ao quadrado de patchwork.

Almofada de Retalhos Colorido - forro

Corte no piquê um retângulo de 20x6cm dobre-o e passe uma costura fazendo uma tira. Esta será a alça para prender o botão na parte de trás da almofada.

Almofada de Retalhos Colorido - pique

Para o lado de trás da almofada corte no piquê um retângulo de 50x33cm e um retângulo de 50x28cm. Nos dois retângulos, costure uma barrinha numa das laterais de 50 cm.  Ao costurar a barrinha na lateral do retângulo maior, lembre de aproveitar e fixar a alça do botão.

Almofada de Retalhos Colorido - alça

Montagem da almofada:

Faça um sanduíche com o quadrado de patchwork e sobre ele posicione o retângulo maior com a alça do botão para o centro, lados direito com direito, e alinhando com as laterais. Posicione o outro retângulo sobre o outro lado do quadrado de patch, também com o direito virado para o direito do patch. Os dois retângulos devem se sobrepor deixando uma abertura no centro. Por essa abertura coloque o recheio da almofada, depois de pronta. Fixe toda a borda com alfinetes.

Almofada de Retalhos Colorido - alfinete

Costure todo o contorno e depois desvire a almofada para o lado direito e passe a ferro para assentar bem as bordas. Faça uma costura decorativa entre a faixa de piquê e o quadrado de patch. Essa costura vai formar as margens da almofada fazendo uma moldura.

Almofada de Retalhos Colorido - maquina

Costure o botão no verso da almofada. Com essa abertura você pode facilmente retirar o recheio e lavar a capa.

Almofada de Retalhos Colorido - botão

Esta pronta sua linda almofada para decorar a sua casa sendo um detalhe a mais e deixando o ambiente bem confortável.

Almofada de Retalhos Colorido -fim

Fonte de Imagens: Vila do artesão.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Lindo trabalho aproveitando sobras de tecidos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Últimas Pesquisas
  • big artesanato
  • almofada de retalhos

Comente Via FaceBook

Comentários

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.