Scroll Top

Patchwork

Como Fazer Bolsa Carteiro com Técnica Patchwork – Material e Passo a Passo

A técnica patchwork nada mais é que utilizar retalhos de tecido para construir peças artesanais, bolsa-carteiro-patchworkcomo mantas, colchas e até mesmo bolsas. Trouxemos uma dica de bolsa carteiro feita com patchwork. Os tecidos utilizados podem ser com a estampa de sua preferência, e a bolsa tem um resultado bonito e casual, podendo ser utilizada no dia a dia. Confira passo a passo e aprenda a fazer.

Material Bolsa Carteiro com Técnica Patchwork

Tecido xadrez marrom;
Tecido para forro;
Manta acrílica;
Retalhos de tecido coloridos;
Botão de imã;
Linha para pesponto ou para quilt na cor marrom;
Linha de costura na cor marrom;
Agulha para costura;
Máquina de costura;
Tesoura;
Alfinetes;
Giz;
Régua;
Moldes;
Abridor de casas;
Botão bombê nº 28;
Caneta esferográfica;
Viés.

Passo a Passo

bolsa-colegial_molde_03.05.11

bolsa-carteiro-patchwork-passo-1

bolsa-carteiro-patchwork-passo-2

 bolsa-carteiro-patchwork-passo-3 bolsa-carteiro-patchwork-passo-4bolsa-carteiro-patchwork-passo-5bolsa-carteiro-patchwork-passo-6bolsa-carteiro-patchwork-passo-7     bolsa-carteiro-patchwork-passo-8  bolsa-carteiro-patchwork-passo-9bolsa-carteiro-patchwork-passo-10bolsa-carteiro-patchwork-passo-11 bolsa-carteiro-patchwork-passo-12  bolsa-carteiro-patchwork-passo-13 bolsa-carteiro-patchwork-passo-14 bolsa-carteiro-patchwork-passo-15 bolsa-carteiro-patchwork-passo-16   bolsa-carteiro-patchwork-passo-17bolsa-carteiro-patchwork-passo-18 bolsa-carteiro-patchwork-passo-19

Recorte 21 retângulos nos retalhos de tecidos variados, medindo 5 x 11 cm. Junte 7 retângulos, de modo que fique uma faixa. Costure com ponto reto na lateral maior à máquina. Faça uma outra faixa com 14 retalhos, costure da mesma forma.
Coloque as faixa sobre a manta acrílica e costure reto à máquina em todas as laterais do retalho, para fazer o pesponto e uni-los à manta. 
Com a tesoura, recorte no tecido xadrez marrom, um retângulo medindo 22 x 30 cm, um de 22 x 55 cm, e um de 15 x 80 cm. Com o giz e a régua, faça traços na diagonal, utilizando o ângulo de 45 graus como base, e com distância média da  largura da régua. Repita o procedimento em todos os tecidos.
Repita o procedimento na outra diagonal, formando um xadrez e utilizando o mesmo giz e régua. 
Coloque cada um dos recortes de tecido xadrez sobre a manta acrílica e para quiltar, coloque alfinetes no centro de cada faixa.Costure  reto à máquina, fazendo o pesponto sobre cada uma das faixas desenhadas.
Para fazer a região frontal da bolsa, posicione os moldes frontais no retângulo de 22 x 30 cm, deixando um espaço de 1,5 cm entre os dois moldes. Com a tesoura, recorte no centro do espaço livre entre os dois moldes.  Recorte em volta, porém deixando espaço para margem de costura.
No retângulo de 22 x 55 cm, posicione os moldes da parte de trás e coloque os alfinetes. Com a tesoura, recorte-os, deixando a margem de costura.
Recorte o excesso da manta acrílica com a tesoura. Coloque uma das laterais sobre a camada de sete retalhos e costure reto. Repita o mesmo com a outra lateral, unindo-a a outra camada de retalhos.Costure também o verso da bolsa, com as laterais e a camada de 14 retalhos, da mesmo forma que o passo anterior.
Para fazer as laterais, dobre a faixa de 15 x 80 cm e posicione o molde próximo a dobra. Com a tesoura, recorte.  Posicione os moldes do forro sobre o tecido e recorte com a tesoura. Coloque o bolso com 20 x 18 cm e alinhave o forro com a parte de trás da bolsa. Encontre o centro da região frontal e da lateral, unindo as partes e costurando reto. Repita o procedimento com o forro da região frontal.
Posicione o botão de imã na terceira faixa da região frontal e com uma caneta, marque a região do botão dentro da argola. Com o abridor de casas, encaixe o botão nas casas abertas.  Coloque a argola com a tesoura e feche o botão.
Para a alça, recorte duas faixas com 1,5 x 5 cm cada uma, utilizando o tecido xadrez. Costure uma sobre a outra na manta acrílica e desvire o tecido para formar a alça.
Junte o acesso da região frontal da bolsa, com o avesso do forro frontal. Posicione a alça sobre o forro e coloque a tira de viés sobre alça, costurando reto.  
Faça o acabamento do viés costurando á mão. Encontre o centro da região das costas da bolsa e com uma tesoura, faça um pique. Una o centro da frente, com o centro das costas e coloque alfinetes para unir toda a volta da bolsa, costurando reto. Corte tiras do tecido xadrez em viés, para fazer o arremate lateral.
Coloque o botão da mesma forma que o anterior no verso, e recorte um círculo com 5,5 cm de diâmetro no tecido xadrez. Com a agulha e a linha para costura, franza toda a volta do círculo, como se fosse um fuxico. Coloque o botão bombê n° 28 no centro e puxe para fechar. Com a agulha e a linha para costura, pregue o botão sobre a marca do anterior, e costure com pontos escondidos. A bolsa está pronta.

BigTudoArtesanato, agradece. Tendências e novidades em primeira mão para você. Deixe seu comentário.

Últimas Pesquisas
  • como fazer bolsa carteiro
  • molde bolsa carteiro
  • bolsa carteiro em tecido passo a passo
  • bolsas de patchwork passo a passo
  • como fazer bolsa carteira passo a passo
  • molde bolsa jeans modelo carteiro
  • WWW DELARTE COM BOLSA CARTEIRO

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Fazer Bolsa Carteiro com Técnica Patchwork – Material e Passo a Passo!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.