Scroll Top

Ponto Cruz

Ponto Cruz Perfeito Para Iniciantes – Dicas, Vídeo e Passo a Passo

ponto-cruz-iniciantesO bordado é uma das técnicas mais famosas de artesanato. Com ele é possível personalizar peças de roupa, além de outras, como toalhas de rosto, de mesa, fraldas, capas de eletrodomésticos, tapetes, entre muitos outros. Geralmente, quem começa a bordar, aprende primeiro o ponto cruz, que é uma das técnicas mais simples e fáceis de fazer. Confira dicas, vídeo e passo a passo para aprender a fazer um ponto cruz, e crie suas peças personalizadas.

Dicas Ponto Cruz Perfeito Para Iniciantes

Existem tecidos apropriados para o ponto cruz, os mais comuns são o cânhamo e o étamine, com uma variedade grande de cores e tamanhos. Toalhas de rosto também possuem faixas especiais para esse tipo de bordado, que geralmente as pessoas utilizam para bordar nomes, flores e outros desenhos.
A agulha para bordar precisa ter uma ponta arredondada. Existe um tipo certo para o ponto cruz, e a forma dela é feita para que a pessoa não de espete enquanto está bordando. Para as linhas a escolha deve ser a mesma, procurar pelos tipos próprios para a técnica também.
Os bastidores são objetos usados para esticar o tecido, facilitando na hora de bordar, pois faz com que a toalha fique com todas as partes regulares. Porém, esse não é um acessório muito utilizado entre as brasileiras.

Vídeo

O vídeo é do artesão Wagner Reis, que possui um canal no Youtube com aulas de ponto cruz para iniciantes. No vídeo é mostrada uma pequena introdução para quem deseja aprender a técnica. Confira:

Passo a Passo

O ponto cruz é bem simples, por isso é o mais indicado para iniciantes. Comece colocando a linha na agulha e esticando, até que forme duas pontas. O ponto cruz para iniciantes não utiliza nó, por isso não é necessário que se amarre as pontas das linhas. Deixe a agulha sempre na posição vertical.
Coloque a agulha na parte detrás do tecido tipo étamine e puxe para a parte da frente. Deixe uma ponta de aproximadamente quatro quadradinhos para o arremate inicial e também para prender a linha. Passe a agulha de cima para baixo e forme uma carreira, prendendo a ponta da linha que está por baixo.
Faça uma carreira de ida e outra de volta, formando o desenho de uma cruz. Fazendo isso seu desenho ficará uniforme.

Agradecemos sua visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Últimas Pesquisas
  • ponto cruz passo a passo
  • como fazer ponto cruz
  • ponto cruz passo a passo para iniciantes
  • ponto cruz para iniciantes
  • ponto cruz nomes passo a passo
  • aprendendo a bordar
  • como fazer ponto cruz passo a passo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 3,75 out of 5)
Loading...

Você Vai Gostar de Lêr:

Artigos Relacionados à Ponto Cruz Perfeito Para Iniciantes – Dicas, Vídeo e Passo a Passo!

Sobre o autor | Website

2 Comentários

  1. Lavinia de Faria Lico disse:

    boa tarde gostaria de obter só a revista ponto cruz do wagner Reis ela tem a borboleta na capa será possivel me vender ou é só o kit ou tem nas bancas de jornal pra vender. agradeço desde já aguardo sua resposta .Lavinia.

     

     

  2. maria jose disse:

    Oi Wagner Reis,
    Desejo muito aprender bordados Ponto Cruz, e descobri hoje este site, estou adorando !
    Vou tentar conseguir a entender por ele. Parabéns!
    abç
    Maria José- Belo Horizonte,MG.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: